sexta-feira, 18 de junho de 2010

Memória Descritiva da proposta nº3


Na proposta de trabalho sobre a cor foi-nos proposto o tratamento de três fotografias, com vista à modificação da cor. Essa modificação deveria trazer à nova composição uma nova realidade, algo que não fizesse sentido uma vez de outra cor. As imagens foram tratadas no Adobe Photoshop CS3.
A primeira imagem que escolhi, a da Hello Kitty, embora não seja muito confusa, com muita cor, é uma personagem que, pelo menos as meninas mais jovens não estão habituadas a ver de outra forma se não no seu registo de branco imaculado. A escolha de uma nova Hello Kitty, em versão morena, penso que seria uma novidade, algo fora do comum.
A segunda imagem trata-se do símbolo de uma instituição, neste caso o Futebol Clube do Porto. Penso que de todas as imagens que escolhi, a mudança de cor neste caso é a mudança com mais força. De conhecimento geral é o facto de o Futebol Clube do Porto se vestir de azul e branco e de o seu símbolo se distinguir pela cor azul. É um caso que a instituição se conhece pela cor, logo, qualquer mudança faz toda a diferença. Nada mais contraditório que pintar o símbolo do Futebol Clube do Porto de vermelho, a cor do rival Benfica. É um sinal notório e evidente de que a mudança de cor muda claramente a intenção comunicativa.
A terceira e última imagem diz respeito à jornalista pivot da SIC, Clara de Sousa. Neste caso explorei uma vertente diferente, optando por mudar a cor em algo que por si só não muda realmente, mas que no contexto em que está inserido torna a situação quase ridícula. Um jornalista pivot é conhecido pela sua pose e ar formal. Vesti-lo de verde fluorescente ou rosa choque torna tudo diferente, não dá a mesma credibilidade ao cenário. Foi isso que tentei incutir na imagem em que a pivot Clara de Sousa aparece sentada na mesa de apresentação em cores fortes, garridas e de cabelo cor-de-rosa. É algo inimaginável.

Sem comentários:

Enviar um comentário